Marina Bitu / SPFW N55 + Origens

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

Marina Bitu estreia na SPFW com coleção inspirada numa Fortaleza otimista e deslocada do tempo.
Batizada de Hotel Bitu, esta é a coleção de estreia da marca cearense no SPFW, com desfile realizado no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Nascida em 2017 em Fortaleza, Marina Bitu é uma marca que atua no mercado de moda por meio de criações autorais que expressam o tempo atual, ao mesmo tempo em que resgatam os saberes artesanais e ancestrais do Nordeste.
Depois de participar de três edições do Dragão Fashion Brasil, evento anual que acontece em Fortaleza e que é o maior revelador de talentos do Nordeste, a marca faz sua estreia na São Paulo Fashion Week com desfile presencial no Shopping Iguatemi.
Para o début, Marina Bitu mostrou a coleção Hotel Bitu, que propõe uma viagem para uma Fortaleza de 1911, quando a capital do Ceará estava sendo desenvolvida e a atmosfera era de otimismo e efervescência cultural e estética.

O Hotel Bitu é o epicentro deste movimento, por onde desfilam gênios, celebridades, artistas, heróis e mentirosos. Cada um contribui para a construção de uma coleção que mostra uma moda que vem do Nordeste, mas que tem apelo global.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

“Trago comigo o gosto por criar o belo a partir de lugares que fogem do comum. Enxergo arte em tudo, mesmo em locais pautados pela escassez. Desfilar no SPFW é mergulhar na minha ancestralidade cearense, nas lembranças da minha infância. É também uma oportunidade de mostrar para as pessoas como eu, que nunca imaginaram penetrar certas bolhas, de que, sim, é possível. Este desfile é uma espécie de troféu para o lugar de onde eu vim, para os profissionais e amigos que me ajudaram a chegar até aqui. É uma forma de olhar para as minhas raízes, que me deram tudo”, afirma Marina.

Para fazer check-in no hotel, o dresscode pede looks drapeados e franzidos, tecidos como chiffon, veludo, linho e seda. Tudo em cores neutras e terrosas, bem em sintonia com a cartilha da Marina Bitu, que foge das cores saturadas, focando na atemporalidade de peças bem construídas que não seguem sazonalidades.
Transparências, fuxicos na versão máxi em vestidos que teve forte destaque na coleção, assim como saias e kimonos, missangas em madeira e padronagens geométricas foram protagonistas da passarela.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

“Busquei me inspirar nesse passado que não vivi, no qual o Hotel Bitu existiu. Mergulhei nesse imaginário e deixei a mente viajar livre. Uma pergunta que sempre fazíamos criando a coleção era: ‘E aí, o que tem neste hotel?’. E fomos compondo as respostas de acordo com o nosso mood do dia. Algumas estampas e bordados surgiram deste exercício criativo, assim como um vestido que é inspirado num croissant, por exemplo. Busquei driblar a literalidade e levar esse imaginário até onde o tecido permitiu”, completa.

A estadia no Hotel Bitu é uma experiência sensorial completa onde cheiros, cores e texturas se misturam para despertar a memória dessa Fortaleza em construção, numa época em que todos os sonhos eram possíveis. A coleção é uma extensão dessa experiência, com suas formas e silhuetas inspiradas em alimentos como romã, palmiers e croissants, transportando o hóspede para um universo de sabores e aromas.
E por falar em romã, a frutinha de sementes em vermelho cintilante marcou presença na parceria entre a marca de joias Girelli e Marina Bitu, onde convidados da primeira fila puderam ganhar o mimo da joalheria, que é comandada por Cristine Girelli.
Cristine é diretora de criação, marketing e comercial, assumiu a criação na joalheria da família em 2013.

“A experiencia de ver nossas peças no desfile foi inexplicável. Passa um filme na nossa cabeça de tudo que traçamos até chegar ali. Porque ali, essa passarela sem dúvida é a resposta que traçamos um caminho sólido e correto. Desde que recebi o convite dessa collab me entreguei do coração, tentei sentir a marca ao máximo possível, mesmo com uma distancia geográfica, nós conseguimos nos conectar muito bem. As meninas são profissionais e talentosas e me deixaram muito a vontade de poder expor a minha criatividade.”, diz Cristine Girelli com exclusividade ao House of Models.

Em 2024 a joalheria Girelli irá completar 50 anos de história e foi fundada em 1975 por Heitor Girelli e Ana Maria Girelli que ao longo do tempo investiram e incorporaram novas tecnologias em design, elevando a qualidade das jóias Girelli, que é uma empresa da família e também conta com Fabiano Girelli, que é diretor de produção.

“Para a gente, poder ter chego no SPFW perto dos 50 anos da empresa foi um presente. Poder entregar esse trabalho aos meus pais Heitor e Ana, que fundaram a empresa, foi o que mais aqueceu meu coração.
Não posso deixar de agradecer o Antonio Gelbh, nosso Relações Públicas que não mediu esforços para que tudo fosse perfeito, e ao Claudio de Santana que me apresentou a Marina e a Cecília.” finaliza Cristine Girelli.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

A marca Marina Bitu foi fundada em 2017 pela estilista Marina Bitu, que ficou conhecida por executar um exímio trabalho em plissados fluidos e românticos, remetendo às sanfonas tão características do Ceará, e por sua interpretação sofisticada, contemporânea e nada óbvia de referências regionais e de manualidades como o crochê.
Marina Bitu produz e comercializa seus produtos em escala reduzida, atendendo o mercado feminino nas modalidades do varejo e do atacado, sob demanda. Tendo duas mulheres no comando, Marina Bitu e Cecília Baima, que pretendem traduzir em roupas os anseios, sonhos e necessidades da mulher contemporânea.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

A marca cearense tem como missão preservar e valorizar a cultura brasileira e nordestina através do design e de práticas que vão desde a preferência por matérias-primas naturais como o linho, seda e bordados em linha de algodão, muitos deles reutilizáveis, até o uso de mão de obra local, em uma relação justa e aberta entre produtores e consumidores.
Além de seus plissados leves e fluidos, como pede o clima do Nordeste, Marina Bitu é conhecida por uma interpretação original e pop da cultura popular nordestina, exemplificada nas t-shirts inspiradas nos letreiros de bares e restaurantes do interior, que logo viraram best-sellers.
O sucesso da marca fez com que ganhasse destaque em revistas como Vogue Brasil, Harper ‘s Bazaar, Glamour, Marie Claire, L’Officiel e Forbes Life Fashion.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

Em 2019, com a entrada de Cecilia Baima como sócia, a marca passou a investir mais efetivamente em sua expansão comercial, e hoje é vendida na multimarcas Pinga, em São Paulo, e nos e-commerces Shop2gether e Gallerist, assim como um showroom em Londres e um em Milão.

“Buscamos valorizar a história e os talentos de pessoas reais, criando e produzindo peças carregadas de histórias, com design único e a paixão de quem inventa, a cada dia, o próprio futuro”, afirma Marina.

Hoje com 31 anos, a estilista cria desde os 18. Herdou das avós o gosto e a habilidade pelo fazer manual. Talentosas na arte da gastronomia e da costura, elas deixaram o legado do cuidado, da atenção aos detalhes e do amor traduzido pelas mãos.

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite

BACKSTAGE:

Marina Bitu SPFW N55 Foto: Gustavo Scatena/ @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Gustavo Scatena/ @agfotosite
Marina Bitu SPFW N55 Foto: Gustavo Scatena/ @agfotosite

Foto: @agfotosite