Com parceria do Senac, Natural One, Grendene, TexPrima e Vicunha, marca reforça seu DNA de moda sustentável.
Dando continuidade à temática apresentada na última edição do SPFW, Cíntia Felix, CEO da AZ Marias, anuncia a chegada do segundo ato da coleção Florescer.
É abundante no Universo, inclusive na Terra, cobre grande parte de sua superfície e constitui 2/3 dos fluidos do corpo dos seres vivos.
As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais: sólido, líquido e gasoso.
A água líquida, por exemplo, que em pequenas quantidades parece incolor, se manifesta em coloração azulada em grandes volumes, constituindo os oceanos, rios e lagos que cobrem quase 3/4 da superfície do planeta.
Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, não tem forma própria e aparece em formato de gases, vapores. Essa água quando evaporada na atmosfera, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
A crítica social, que sempre esteve nos trabalhos da estilista, aparece mais uma vez no chamado de urgência sobre a negligência que temos em relação à água, sendo ela uma das maiores riquezas do nosso planeta e que é essencial para a sobrevivência na Terra. E nessa coleção, assim como na última, merecem destaque os respiradores futuristas que traduzem essa crítica, afirmando que devemos pensar em um futuro com maior qualidade de vida.
“Nós nascemos já imersos em água, os bebês quando dentro do útero, têm a água como o seu lugar e seu conforto. Água para mim representa a melhor forma de vida, e nessa coleção queremos mostrar que a água pode sim ser calma, mas também forte, consistente e colorida. Na AZ Marias quando usamos resíduos têxteis estamos economizando água e já economizamos mais de 200 mil litros de água em nossos processos fabris e de criação”, destaca Cíntia Felix.
Das peças teremos levezas, transparências, em contraponto com os encorpados e profundos.
A AZ Marias aposta no StreetStyle colorido, tons de azul, amarelo, roxo e rosa. Babados e camadas marcaram presença nesta coleção.
A religiosidade não ficou de fora da pesquisa da estilista, Cíntia Felix, as Yabás, mães do candomblé, que são as orixás femininas, todas elas ligadas às águas sagradas e fonte da vida Nanã, Oxum e Yemanjá, são as orixás que farão parte do desfile.
Nanã, orixá mais sábia, uma griot, cuida das águas que estão nos mangues, pântanos e locais alagadiços. Oxum é a água das cachoeiras e rios que flui de forma calma, Oxum é a senhora das águas doces. Yemanjá é a rainha dos oceanos, ela rege as águas agitadas das ondas, das maresias e das águas profundas, Yemanjá é a Orixá mãe, afinal ela é, de todas as Yabás a que têm mais filhos.
Elementos marinhos foram trazidos por Cintia Felix, em combinações não óbvias. A pesquisa da estilista para essa coleção a levou para o Adinkra Funtunfunefu Denkyemfunefu, um símbolo ícone africano que representa os crocodilos siameses, que compartilham o mesmo estômago embora as cabeças sejam distintas. Este adinkra invoca os elementos conectados pelo Florescer da Terra e a Água.
A instituição de ensino SENAC, na qual Cíntia atua como docente, patrocinou a marca reafirmando o compromisso de apoiar marcas independentes e da intersecção entre ensino e indústria.
Natural One, marca líder de sucos 100% naturais e que acaba de estrear na categoria de bebidas vegetais, já é uma apoiadora da AZ Marias de longa data. Nossa parceria começou na primeira edição do Coletivo Natural, projeto da foodtech que visa impulsionar a cultura do empreendedorismo nacional por meio da sustentabilidade, atuando como um catalisador digital de ideias inovadoras pautadas pela criatividade, respeito ao meio ambiente e transformação social. Na ocasião, AZ Marias ganhou por voto popular e teve acesso a incentivos financeiros e mentoria para que seus negócios prosperassem. As duas marcas, hoje, seguem sendo parceiras e, nesta edição, a Natural One foi patrocinadora do desfile da AZ Marias no SPFW, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e impacto positivo socioambiental.
Foto: @agfotosite
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