Martins / SPFW N55 + Origens

Grife Martins apresenta primeira coleção com peças de biodesign no País.
O estilista paulistano Tom Martins traz inovação para passarela junto com a Ypê, para lançar linha de produtos premium da marca; New wave e Vivienne Westwood também são inspirações.

Conhecido por sua irreverência e ousadia, o estilista paulistano Tom Martins foi o convidado da Ypê, que patrocinou seu desfile e a edição N55 da São Paulo Fashion Week, para assinar a Blooming Collection. O projeto, baseado em conceitos de responsabilidade ambiental, conversa a linha de Amaciante Concentrado Ypê através de 12 criações de Martins, quatro delas elaboradas em parceria com a bio designer espanhola Paula Ulargui. Ela desenvolveu peças em que plantas naturais crescem sobre o tecido, a partir do que descobriu em seu projeto de investigação do cultivo na superfície têxtil. É a estreia da técnica nas passarelas da SPFW e primeira parceria de Ulargui com uma marca brasileira, que já foi destaque em marcas de luxo com projeção global, como a etiqueta espanhola Loewe.

Os looks da Blooming Collection foram desenvolvidos em tecidos com produção de baixo impacto ambiental e pensados como verdadeiras obras de arte vestíveis, com silhuetas amplas, inspiradas nas formas das flores. As matérias-primas responsáveis já fazem parte do repertório da Martins, mas para esta coleção, Tom se aprofundou ainda mais na pesquisa de tecidos naturais e sustentáveis, compatíveis com a técnica de Paula. Para os quatro looks da parceria, foi usada uma alternativa têxtil natural importada da Espanha e já utilizada pela biodesigner em suas próprias peças.

Além da aplicação do processo de bio design nas peças conceito, a coleção tem inspiração na temática botânica, com estampa desenvolvida pelo Estúdio Pareia. As flores Gardênia, Peônia e Rosa remetem a algumas das fragrâncias dos Amaciantes Concentrados Ypê. O maximalismo característico da Martins não poderia ficar de fora; flores bordadas de paetês e cristais também foram utilizadas em alguns looks. Além disso, foi usado tecido de viscose cujas fibras vêm de árvores de reflorestamento, outro artigo têxtil de impacto ambiental reduzido.

Martins SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Os acessórios são montados por Tom e por seus assistentes Gustavo Oliveira e Raquel André a partir de peças garimpadas. As sandálias recebem a assinatura livre e criativa da Martins com a aplicação de pedrarias sobre modelos flat da Rider, que Já estão à venda no site da marca, no formato see now buy now . Em tempo: cruzaram a passarela da marca duas clientes do estilista que são sinônimo de ocupação de espaços e autenticidade criativa, as cantoras Liniker e Majur.
Depois de suas peças de arte para vestir, Tom colocou na passarela outras, prontas para ganhar as ruas. Reconhecida por seu bom-humor debochado e por ser sem rótulos, a Martins não trabalha temas específicos nas coleções. Tom traz dois ou mais referenciais que integram seu repertório do dia-a-dia e realiza uma releitura deles pelas lentes características de sua marca. Desta vez, a new wave e uma homenagem à grande rebelde da moda, a estilista inglesa Vivienne Westwood, dão o tom à coleção da Martins.

A liberdade de experimentação da new wave não poderia ressoar melhor com o DNA da Martins. O movimento levou as guitarras aceleradas do punk também para as pistas, ao misturá-las com sonoridades pop e eletrônicas das mais diversas maneiras. O hibridismo da new wave não ficou restrito à música, sua expressão mais conhecida, e se estendeu para moda e o comportamento de uma geração inteira, através de seus próprios artistas e líderes das bandas. Peças e combinações que marcaram o visual dos cantores Boy George, Nina Haagen e Siouxsie Sioux são as principais referências da new wave que Tom direcionou para a coleção. Traduzem a mistura livre e sem regras neste desfile do estilista junto com a explosão de texturas de uma cartela têxtil variada, com tricô, paetês, plumas e Nylon. Estampas psicodélicas em cores vibrantes completam a viagem da Martins pela new wave.

Vivienne Westwood também carrega simbolismos que definem a Martins – sobretudo o de ter a moda e o vestir como expressões criativas individuais e únicas, mas que dialogam com o contexto coletivo com doses bem-vindas de ironia e bom-humor. Afinal, há algo de quase anárquico no fato de pessoas de todos os gêneros poderem escolher usar uma mesma peça da Martins, com seus elementos que contém sempre o inesperado, numa ocasião casual ou evento social. Inclusive, nesta coleção, as peças seguem agênero e com modelagem de proporções oversized.

Por isso, e em homenagem à sua partida no dia 30 de dezembro de 2022, que Tom inclui na coleção a figura de Vivienne, transformada em instituição da moda britânica ainda que baseasse seu trabalho em subverter os símbolos tradicionais da sociedade da Grã-Bretanha. Para o desfile, justamente no encontro de subversão e diversão, isso é visto em estampas que imaginam ícones britânicos sempre presentes nas criações da estilista, como as padronagens em xadrez. Também nos desenhos justapostos a fotos de Vivienne em diferentes fases da vida ou nos que elementos de seu repertório criativo, como os ursinhos, se sobrepõem a correntes e Saturno, logo da marca, num contraste provocativo e bem humorado.

SOBRE A MARTINS:

Fundada em 2016, a Martins, marca autoral do estilista paulistano Tom Martins, é desde então conhecida por sua identidade que destaca humor, urbanidade e ousadia. Transformou seu diretor criativo e fundador em um dos nomes mais interessantes da nova geração das passarelas no Brasil. De maneira fresca e divertida, Tom busca empurrar para ainda mais longe fronteiras estéticas e de gênero na moda, a cada coleção. O fazer da Martins é uma experimentação livre das diferentes cores, formas, proporções e texturas, mas Tom não perde de vista a assinatura fluida e contemporânea de suas criações.

FICHA TÉCNICA:

Direção Criativa: Tom Martins
Styling: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Assistência de Criação: Raquel André e Gustavo Oliveira
Beleza: Laura Lalaina
Trilha Sonora: Gabriel Brugnara
Direção de Desfile: Ed Benini
Patrocinadores: Ypê / Santista / Lunelli
Apoio: Lulitex / Werner / Eberle / Rider / Manequins Moulage

Martins SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Martins SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Martins SPFW N55 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

BACKSTAGE:

Martins SPFW N55 Foto – Gustavo Scatena;@agfotosite
Martins SPFW N55 Foto – Gustavo Scatena;@agfotosite
Martins SPFW N55 Foto – Gustavo Scatena; @agfotosite

Foto: @agfotosite