Fernanda Yamamoto desfilou na SPFW coleção feita sob medida para casting de amigos e parceiros. Logo após a apresentação da estilista, as peças já foram expostas e estão à venda, See now, buy now!
Fernanda Yamamoto convocou um casting diverso para apresentar sua coleção na São Paulo Fashion Week N55. Na passarela, 22 mulheres e 8 homens, que têm uma relação antiga com a marca, apresentam looks feitos sob medida para cada um deles. A estilista e sua equipe levaram em conta a personalidade dos convidados para criar os modelos.
A coleção espelha o público de Fernanda que conta com clientes que têm perfis, idades, profissões, gostos e corpos variados, com estilos mais conceituais e fashionistas ou mais clássicos e elegantes, sem abrir mão da modelagem e detalhes elaborados.
Plissados, bordados em pedrarias ou tecido, capitonê, costuras para fora, feltragem e tear manual são algumas das técnicas artesanais e experimentações utilizadas nas peças, reafirmando o DNA autoral e a vocação para o fazer manual da marca.
E por falar em modelagem, a coleção é composta por vestidos, calças, saias, tops, camisas, jaquetas e muitos casacos. Muitas delas já fazem sucesso na linha comercial da estilista e ganham agora uma roupagem nova e mais sofisticada para a passarela.
A paleta de cores escolhida para essa coleção é minimalista, com o preto e branco como base, mas com pequenos pontos de luz em amarelo, rosa e cinza.
Nessa temporada, mais uma vez, Fernanda Yamamoto contou com parcerias especiais de designers e artistas plásticos. Renato Imbroisi desenvolveu, com artesãos do Muquém, um tecido em tear manual de algodão e seda, com nozinhos, em duas variantes. Juliana Gevaerd, por sua vez, trouxe um tricô confeccionado com fio de cobre e fio de nylon. Isa Berenice Elisabetsky criou um patchwork com tecidos do acervo de Yamamoto e Clarisse Romeiro fez interferências com palavras em um dos looks. Além disso, a equipe Fernanda Yamamoto desenvolveu uma peça a partir do trabalho de botões da Série Cordão Umbilical, de Lidia Lisbôa, dando continuidade à parceria estabelecida com a artista no ano passado, para criação conjunta para o acervo do MASP.
Novos parceiros, Carlos Penna criou jóias para a coleção a partir dos plissados. E a Moon Eyewear personalizou óculos com lentes coloridas seguindo a paleta de cores dos tecidos.
Logo após o desfile, os looks foram expostos no 7º andar e colocados à venda no See Now, Buy Now. Vale lembrar que Fernanda Yamamoto apresentou o desfile dos 10 anos da marca cujas peças foram feitas a partir da reutilização do acervo de coleções anteriores. As duas últimas coleções desfiladas no SPFW também foram doadas para acervos de faculdades de moda e figurinos de teatros. Essas iniciativas reafirmam o compromisso da marca em trabalhar com zero desperdício e com a ressignificação das peças e materiais, além de contribuir com a cultura e memória da moda nacional.
A trilha ao vivo do desfile fica a cargo de Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda formada exclusivamente por mulheres e uma pessoa não binária negras. Concebido em 2019, o projeto surgiu do incômodo da cantora e saxofonista Stela Nesrine e da trompetista Larissa Oliveira ao perceberem a ausência de um grupo de Afrobeat formado e idealizado por mulheres negras, que tocassem esse estilo musical de origem nigeriana. Diante do desafio, Stela e Larissa começaram a somar forças com outras artistas que abraçaram a ideia. A escolha da banda reflete a visão da marca quanto a importância da representatividade e talento de grupo.
O Edifício Virgínia foi escolhido por Fernanda Yamamoto para realização do desfile pois reflete a união da moda e arquitetura, com forte foco na sustentabilidade e renovação.
Localizado no centro de São Paulo, o local passa por um processo de regeneração orquestrado pela Somauma, uma incorporadora que busca reinserir imóveis vazios ou subutilizados no ambiente urbano.
O edifício também está abrigando uma ocupação criativa composta por instalações de arte e design, além de um mercado criativo. O desfile marca o encerramento dessa iniciativa, destacando a importância de recuperar espaços históricos e promover uma abordagem consciente na moda, design e arquitetura.
FICHA TÉCNICA:
Ateliê FY
Direção: Fernanda Yamamoto
Coordenação geral: Fernando Jeon
Criação e modelagem: Fernando Jeon, Salmir Alves, Valeria da Cunha e Fernanda Caetano
Coordenação de produção: Alexia Valente
Assistente de produção: Tatiana Machado
Organização geral ateliê e loja: Ionildes Castro
Piloteiras: Rosali Araujo e Silvia Batista
Cortador: Oseias Araujo
Passadoria: Elys Gonçalves e Marcia Xavier
Limpeza: Cleide Lopes
Loja: Sueli Freitas
Loja online: Camila Raquel
Diretora de Arte: Claudia Fugita
Mídias Sociais: Daniele Correia
Assessora de Imprensa: Marcia Fonseca
COLABORADORES PARA O DESFILE
Coordenação dos Bordados: Marineusa Alves
Bordadeiras: Benilza Viturino, Juliana Viturino, Marileide Vicente, Marineusa Alves e Valdenio Souza
Piloteira: Simone Barbosa
Costura e Modelagem: Eugênio Santos, Marina Zomignan, Netto Silva
Apoio na modelagem: Fabio Martinez
Apoio logística: João Batista Silva
DESFILE:
Direção Executiva: Marianna Guimarães
Coordenação no dia do desfile: Renata Jay
Styling: Yumi Kurita
Beleza: Marcos Costa
Jóias: Carlos Penna
Óculos: Moon Eyewear
Tear Manual: Instituto Renato Imbroisi com Comunidade de artesãos do Muquém Artesãos: Igor de Carvalho, Rosa de Carvalho e Roseli Rezende
Tricot de máquina com fio de cobre e nylon: Juliana Gevaerd
Plissados de máquina: Francar Plissados
Trilha ao vivo: Funmilayo Afrobeat Orquestra
Local: Edifício Virginia da Somauma
Instalação pilar de plissados: Equipe FY
Planta: Daniel Corsi
MODELOS CONVIDADOS:
Ana Carolina Silva Melo
Cecília Breda
Cida Souza
Clarisse Romeiro
Daniela Gimenez
Daniele Ricieri
Edilamar Galvão
Felipe Hernandez
Frances Lissa Yuba
Higor Franco
Isa Berenice Elisabetsky
Isabela Teles
Isamu Yazaki
Jorge Yamaniski Neto
José Luiz Andrade
Juliana Silva Souza
Kledir Salgado
Lana Santucci
Leandro Muniz
Lidia Lisbôa
Lucia Okonkwo
Luiz Vieira
Maria Cristiana Barretto
Maria Raquel Rangel
Paola Mancini
Rebecca Cavalcanti
Rita Wu
Rosali Araujo
Thais Sauer
Thais Sodré
Foto: @agfotosite
Deixar um Comentário