Da lavoura mineira para as passarelas da SPFW: O primoroso trabalho de João Pimenta!

Responsável por dar start na principal semana de moda da America Latina, o estlista João Pimenta leva seu desfile, um dos mais aguardados da SPFW para o Theatro Municipal de São Paulo.

Quem assiste seus desfiles, com roupas extremamente bem pensadas, estruturadas e com um design único que só o mineiro consegue imprimir em suas criações, não imagina que por trás de um grande artista existe um grande lavrador, natural das Minas Gerais.
Sim, João Pimenta é “made in roça”, e isso torna sua sensibilidade com a moda algo orgânico, tangível e único.
O mineiro deixou o trabalho de lavrador no interior de Minas Gerais para desbravar a costura em uma confecção do Bom Retiro, um dos principais redutos da moda de São Paulo. Passando também pelo badalado Mercado Mundo Mix, em 2005.
No início nada é fácil e João teve que lutar contra um alto boicote pessoal; algo como sentir vergonha de suas origens, humildade e o que amamos tanto, seu rico folclore, suas raízes.
Em palestra ministrada no Fashion Meeting, João afirma que tal preconceito fez com que ele boicoteasse boa parte de sua carreira.
O que antes assustava, agora é sua maior força dentre outras marcas que também desfilam em semanas de moda pelo mundo a fora; o mineiro imprimiu uma identidade única ao usar matéria-prima de baixa qualidade, fazendo um mix com tecidos nobres e dando vida a verdadeiras obras de arte que andam por aí.
Sua humildade, origens, cultura, misticismo e suas raízes passaram a fazer parte do DNA de sua marca, com uma criatividade genuinamente tupiniquim, abusando de todos os conceitos de brasilidade em suas roupas, não deixando de passar corajosas manifestações políticas.

Jonny Pepper, como é carinhosamente chamado pelos fashionistas, desfilou por muitos anos na Casa de Criadores, convidado pelo jornalista e idealizador do evento Andre Hidalgo; assim como também já mostrou suas coleções na Cidade Luz, em Paris e por fim é uma das marcas headline da principal semana de moda do país, a São Paulo Fashion Week.
Nessa próxima edição, programada para os dias entre 22 e 28 de maio, o estilista é o responsável por abrir a semana de moda com um desfile que promete emocionar em pleno Theatro Municipal de São Paulo.

“Alguns estilistas são tão excepcionais nas suas técnicas que fica difícil explicar coleção após coleção sem cair em repetição. E mesmo que ele faça tudo novo, no fundo ele está fazendo tudo de novo, só que diferente… Se você parar pra estudar as coleções de João Pimenta ao longo da história, vai ver que ele vem explorando as fronteiras entre masculino e feminino nas técnicas de alfaiataria e costura. Por mais variado que seja o tema, são sempre justificativas pra esse exercício.”
Reflete o jornalista André do Val ao site SPFW.

A moda de João é de uma delicadeza poética e feita para um público carente de uma identidade brasileira, como ele mesmo diz, sua moda é para um nicho de pessoas que não tem a atenção devida de grandes marcas.
A fantasia que vemos em seus desfiles é de um lúdico extremamente necessário; é nele que nos enxergamos culturalmente representados, seja na cartela de cores, seja em suas formas ora arredondadas, ora estruturadas dando vida a sua endumentária; João Pimenta é autodidata.

“Conheci o trabalho do João em um desfile na Casa de Criadores, onde fiquei atônito como ele entendia da alfaiataria masculina com tanta maestria. Não era algo feito de forma genérica, mas sim de algo orgânico, feito para a silhueta masculina do brasileiro; algo bem longe do que grandes marcas de conglomerados gigantes vem fazendo.
Tive a oportunidade de viajar para o Dragão Fashion, evento de moda em Fortaleza, no Ceará, onde pude conviver de perto e presenciar sua concentração criativa.” diz Fabio Lage, Jornalista e editor do House of Models.

Já estamos ansiosos para conhecer a nova coleção que será desfilada dia 22 de maio, durante a São Paulo Fashion Week.