Se você acha que os concursos de modelos ficaram para trás nos anos 90, é hora de ir se atualizando, darling! O The Look of The Year, o mesmo concurso que colocou nada menos que Gisele Bündchen na passarela global, está de volta, e com uma proposta tão ousada quanto um look haute couture de Rei Kawakubo. E não pense que é o mesmo de sempre, porque eles resolveram virar a mesa da moda, arrancar as etiquetas e dizer:
Se nos anos 90, o The Look of The Year trouxe supermodelos como Gisele, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro, hoje ele faz ainda mais barulho ao declarar guerra ao etarismo e às medidas ultrapassadas que a indústria já deveria ter aposentado. É, meu bem, a moda finalmente entendeu que beleza não tem prazo de validade, e o concurso deste ano reflete essa nova era.
Imagine que você, aos 40, 50, 60, ainda está com tudo em cima e quer fazer sua estreia nas passarelas. Agora você pode! O The Look of The Year 2024 abriu as inscrições sem limite de idade e deu adeus às exigências de medidas corporais rigorosas. Ou seja, não importa se você tem mais de 90 cm de quadril ou menos de 1.75m de altura, se você tem o brilho, a passarela é sua. Em uma jogada digna da eterna Vivienne Westwood, eles rasgaram o antigo script e abriram caminho para a diversidade que as passarelas e campanhas estão sedentas.
Liliana Gomes, essa mulher com “M” maiúsculo, está novamente no comando do concurso. Se você não sabe quem ela é, já aviso que estamos falando da agente que revelou ninguém menos que Gisele para o mundo, ainda nos tempos de Elite Model. Hoje, ela comanda a poderosa JOY Model, e segue moldando a moda brasileira com a mesma energia de uma top model na primeira fila de Paris. A evolução que Liliana trouxe não é apenas sobre modelos, é sobre a própria moda — um mercado que, graças a ela e tantos outros visionários, está finalmente abraçando a diversidade de corpos e idades. Se nos anos 90, uma mulher com 30 anos na moda já estava pensando em aposentadoria, hoje, aos 60, ela ainda pode ser a estrela de uma campanha.
“Isso tudo tem muito a ver com a evolução do mercado e da própria sociedade. As mulheres hoje, com 60 anos ou mais, estão no mercado de trabalho. Com 70 anos, seguem tendo suas carreiras. Não conseguem se ver representadas por meninas de 20. Precisam ter uma mulher mais adulta representando aquilo que elas são. Estamos vivendo uma época onde as pessoas vivem mais, não se colocam numa posição de dizer ‘não consumo mais, estou velha’. Estamos vivendo uma época onde a idade é um número mas dentro de cada uma permanece um ser humano com expectativas, desejos, que participa da sociedade, da moda, do consumo. Mulheres exercendo sua total liberdade e a moda antecipa e reflete os movimentos da sociedade”, reflete Liliana.
Ah, o glamour não para por aí! Estamos vivendo um momento onde a idade é só um número, e o The Look of The Year entendeu isso perfeitamente. Com 20 mil inscrições a cada edição, a nova geração de modelos — e, claro, aqueles que chegaram um pouco depois — têm agora uma chance real de brilhar sem os limites arcaicos de antes. Você, sim você, com 16 ou 60, pode desfilar lado a lado com os maiores nomes da indústria e, quem sabe, ser o próximo rosto que veremos nas campanhas da Chanel ou nos desfiles da Dior.
Com seletivas que cobrem o Brasil de ponta a ponta, do sul de Mafra (SC) até o calor de Boa Vista (RR), a final nacional em São Paulo promete ser um evento digno de tapete vermelho. E o melhor: inscrições 100% gratuitas! Ou seja, nada de desculpas, é só chegar, sem maquiagem, de biquíni ou sunga, e conquistar o seu lugar ao sol. Para as jovens modelos com menos de 18 anos, é claro que os pais ou responsáveis precisam estar presentes. Afinal, as regras da moda podem ter mudado, mas a segurança é sempre a prioridade.
No fim das contas, o The Look of The Year é um reflexo de um mercado em constante transformação, que finalmente entendeu que a moda precisa representar a realidade de quem consome. As passarelas de hoje e as campanhas de amanhã não têm mais espaço para um padrão único de beleza. Então, se você estava esperando um sinal para mostrar ao mundo que a sua hora é agora, o The Look of The Year 2024 já acendeu os holofotes. A pergunta que fica é:
E não esqueça nunca, darling: a moda é sobre expressão, e não há idade, altura ou número de quadril que defina o quão poderoso você pode ser em uma passarela.
Para se inscrever, visite: www.thelookoftheyear.com.br. E não esqueça de seguir no Instagram para ficar por dentro de tudo: @thelookoftheyearbrasil.
A final nacional do evento acontecerá em 5 de Dezembro, em São Paulo.
Confira a agenda completa de seletivas do The Look of The Year 2024:
04/10 – Maringá (PR)
05/10 – Londrina (PR)
05/10 – Belém (PA)
05/10 – Boa Vista (RR)
05/10 – Teresina (PI)
17/10 – Divinópolis (MG)
19/10 – Chapecó (SC)
19/10 – Campo Grande (MS)
24/10 – São Luiz (MA)
24/10 – Anápolis (GO)
25/10 – Goiânia (GO)
25/10 – Fortaleza (CE)
26/10 – Brasília (DF)
26/10 – Porto Alegre (RS)
26/10 – Joinville (SC)
26/10 – Salto (SP)
26/10 – Presidente Prudente (SP)
28/10 – Mafra (SC)
06/11 – Ponta Grossa (PR)
07/11 – Curitiba (PR)
08/11 – Patos de Minas (MG)
09/11 – Blumenau (SC)
09/11 – Uberlândia (MG)
09/11 – Uberaba (MG)
16/11 – São Paulo (SP)
Outras datas serão anunciadas em breve, contemplando os municípios de Rio Branco (AC), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Pouso Alegre (MG), Teresópolis (RJ), Cabo Frio (RJ) e Caxias (RS).
Foto: Divulgação
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