Em 2017, a estilista Ana Luisa Fernandes, paraense radicada no Rio de Janeiro, criou a ALUF, uma marca que usa a moda como plataforma para abordar a sustentabilidade e a arterapia. Esses são os dois pilares que inspiram a Aluf, uma marca que nasceu da busca por uma justificativa para a relevância do fazer moda.
A ALUF estreou no São Paulo Fashion Week N46 pelo Projeto Estufa, uma iniciativa que lançou talentos para trazer novas perspectivas para a moda tupiniquim. A designer esteve em Brasília para a terceira edição do Q.U.A.D.R.A. Design, evento promovido pela multimarcas Q.U.A.D.R.A em 2019. Para a ocasião, que reuniu moda, design, arte e gastronomia, ela trouxe a coleção apresentada no SPFW N46.

Quando a Aluf surgiu, Ana Luisa buscava justificar o “fazer de moda” para o trabalho de conclusão do curso de design de moda. A orientação criativa surgiu por meio da arteterapia, uma metodologia terapêutica que une psicologia e arte. Mas, além da abordagem artística, como seria possível produzir sem gerar lixo? A resposta para essa questão, que também a preocupava, veio da sustentabilidade.
Assim nasceu a marca, em 2017, batizada com uma mistura do próprio nome da estilista: Ana Luisa Fernandes. Para ela, o projeto é construído a cada dia.
“O mais importante foi ter colocado na minha cabeça que eu ia fazer aquilo, independentemente de estar pronto ou não. Você fica pronto com o tempo. O que diz se você é uma marca ou não é muito relativo”, comenta.

A ALUF é mais do que moda, é a expressão da identidade brasileira em cada detalhe, em cada textura, em cada volume. É a celebração da cultura brasileira e da nossa capacidade de transformar matéria-prima em arte.
E não para por aí; a ALUF tem a honra de abrir a edição SPFW N57. O evento acontecerá de 09 a 14 de abril, com a abertura no JK Iguatemi na noite de 09 de abril, com o desfile da marca e a participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira em seu gênero no mundo criada em uma favela.

Com sua abertura na SPFW N57, a grife reafirma seu compromisso com a moda brasileira e a expressão autêntica do ser, celebrando a diversidade e a riqueza cultural do nosso país.

Foto: ALUF – Divulgação
Deixar um Comentário