FORCA estreia na SPFW N55 mostrando a consolidação de seu DNA elegante,
inusitado e radical. Marca da estilista Vivi Rivaben e do artista visual Silvio de Marchi lança sua terceira coleção como mais um capítulo de sua evolução estética, sem perder de vista o avanço do negócio.
Há quase um ano, em julho de 2022, os universos criativos da estilista Vivi Rivaben e do artista visual e produtor musical Silvio de Marchi se encontraram e deram origem à marca de moda FORCA. A etiqueta carrega em sua identidade a busca pela expressão irrestrita da autenticidade, com uma dose de rebeldia característica dos que assumem o protagonismo das próprias atitudes, como o nome da marca traz a partir da analogia com o simbolismo da forca.
“Antigamente, éramos mandados pra forca por
sermos quem somos. Hoje somos a Forca, trazendo toda a potência proporcional a isso”,
diz Silvio sobre o conceito central da marca.
A amizade de longa data entre Vivi e Silvio resultou na junção de olhares parecidos e também complementares. Após trabalhar com produção de moda, Vivi consolidou sua carreira como estilista da marca Ratier, que teve diversos desfiles marcantes na própria SPFW. Além da arte e da produção musical, Silvio é DJ, e foi residente em festas e eventos importantes da cena clubber paulistana, um dos principais universos trabalhados pela marca. Os dois direcionam seu repertório de experiências no meio urbano e artístico underground de São Paulo ao desejo de ir além das convenções típicas de elegância, cruzando a sofisticação inerente às linhas da alfaiataria a tudo que é sinônimo de adrenalina, que é eletrizante, radical e disruptivo.
A coleção de lançamento da FORCA, a ‘Forca 001 – Engines’, teve como inspiração os esportes radicais, outra temática muito próxima ao DNA da marca, para trazer à tona a sua proposta de forma marcante. A simbiose entre alfaiataria e modelagens apuradas e a estética de tudo que faz referência à disrupção e à adrenalina que definem a FORCA seguiu em evolução no ‘Drop Forca 002 – Crash’, segundo lançamento da marca, que, através da colisão dos elementos criativos já mostrados, propõe uma nova abordagem de composição da autenticidade, rebeldia e elegância que traduzem a FORCA.
A primeira apresentação da marca na SPFW é com a coleção ‘Forca 003 – Substructure’, que parte da recriação do que foi rompido em Crash. Nas formas, a estrutura é sólida e brutalista, com sobreposições contrastantes sobre tecidos fluidos na mesma peça, mas ainda dominados pelo que é estruturado. As proporções são oversized, e ganham vida a partir de tecidos foscos numa cartela de tons escuros, terrosos e estonados. A força das texturas aparece em estampas corridas e localizadas, todas exclusivas, uma delas assinada pela artista Sophia Viesi.
Borracha, couro, látex, resina, tapeçaria, gaze e linho são as matérias-primas chave da coleção, que dá atenção à questão ambiental utilizando materiais renováveis entre elas. A linha conta com um tipo de borracha produzido à mão de forma sustentável no Amazonas, por comunidades locais, além do reaproveitamento de câmaras de pneus que fizeram parte do conceito de outras coleções, esse último processo com a designer especialista em upcycling Andreza Recman.
Os acessórios trabalham alguns desses mesmos materiais, em especial a resina e o látex, e foram criados pela artista Aun Helden. Peças em prata assinadas pelo designer Gustavo Rocha complementam a coleção, à qual se somam criações produzidas a partir da pele do pirarucu, peixe nativo brasileiro, em parceria com Gian Castelli, designer que tem a matéria-prima como parte da sua nova linha de bancos.
A estreia da FORCA no principal calendário da moda brasileira vai acontecer numa locação externa, com os 50 looks desfilando em meio a grandes maquinários de construção civil. Afinal, a referência à robustez de estruturas concretas de proporções maiores remete ao momento de consolidação da marca, relativo não só à sua já reconhecida identidade estética, mas também à visibilidade e presença de mercado.
Em menos de um ano de existência, a FORCA dispõe de um e-commerce de alcance nacional, já vestiu artistas contemporâneos como Alok, Negra Li, Linn da Quebrada e Xamã, e assim segue formando um público extremamente identificado com a etiqueta e suas diferentes referências – homens e mulheres que entendem a moda como autoexpressão através de bem-vindos toques de ousadia, sejam jovens ligados aos atuais movimentos de vanguarda de cultura e de comportamento, até clientes mais maduros, que sabem reconhecer aquilo que une modernidade e atemporalidade.
Como de costume, após o desfile da marca, e sobretudo para marcar uma estreia, a FORCA realizou um evento comemorativo para os convidados, com line-up de DJs e bar.
FICHA TÉCNICA:
Direção Criativa e Styling: Vivi Rivaben e Silvio de Marchi
Direção de Desfile: Bill MacIntyre
Beleza: Robert Estêvão
Trilha Sonora: Silenzo/Urro
Acessórios: Aun Helden, Gian Castelli e Gustavo Rocha
Foto: @agfotosite
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